O sistema de lubrificação do carro e sua utilização

- 2021-09-30-

Cárter de óleo- usado para armazenar óleo lubrificante. Na maioria dos motores, o cárter também atua como dissipador de calor para o óleo lubrificante.

Bomba de óleo- retira uma certa quantidade de óleo lubrificante do cárter, pressuriza-o pela bomba de óleo e, em seguida, envia-o continuamente para a superfície de várias peças para lubrificação, a fim de manter a circulação do óleo lubrificante no sistema de lubrificação. A maioria das bombas de óleo é instalada no cárter e alguns motores diesel instalam a bomba de óleo fora do cárter. As bombas de óleo são acionadas por engrenagem através do eixo de comando, virabrequim ou engrenagem de distribuição.

Filtro de óleo- usado para filtrar impurezas, detritos de desgaste, borra de óleo, água e outros artigos diversos no óleo lubrificante, para que o óleo lubrificante limpo seja enviado para todas as peças lubrificantes. É dividido em filtro de óleo grosso e filtro de óleo fino, que são conectados em paralelo na passagem de óleo. A maior parte da saída de óleo da bomba de óleo passa pelo filtro de óleo grosso e apenas uma pequena parte passa pelo filtro de óleo fino. Porém, o óleo é filtrado através do filtro de óleo fino a cada 5 km.

Filtro de oleo- é principalmente do tipo tela de filtro, que pode filtrar impurezas com grande tamanho de partícula no óleo lubrificante e tem pequena resistência ao fluxo. É instalado em série na frente da entrada de óleo da bomba de óleo. O filtro de óleo primário é usado para filtrar as impurezas com partículas grandes no óleo lubrificante. Possui pequena resistência ao fluxo e é instalado em série entre a saída da bomba de óleo e a passagem principal de óleo. O filtro de óleo fino pode filtrar impurezas finas no óleo lubrificante, mas a resistência ao fluxo é grande, por isso é conectado principalmente em paralelo com a passagem de óleo principal, e apenas uma pequena quantidade de óleo lubrificante é filtrada através do filtro fino.

A passagem principal de óleo é uma parte importante do sistema de lubrificação. Ele é fundido diretamente no bloco de cilindros e no cabeçote para fornecer óleo lubrificante a várias peças lubrificantes

Válvula limitadora de pressão - utilizada para limitar a saída de pressão do óleo lubrificante pela bomba de óleo. A válvula de derivação é conectada em paralelo ao filtro primário. Quando o filtro primário está bloqueado, a válvula de derivação abre e a saída do óleo lubrificante pela bomba de óleo entra diretamente na passagem de óleo principal. A válvula limitadora de pressão de entrada de óleo do filtro de óleo secundário é usada para limitar a quantidade de óleo que entra no filtro secundário para evitar que a pressão da passagem de óleo principal diminua e afete o efeito de lubrificação devido ao excesso de óleo que entra no filtro secundário

Tubo de sucção da bomba de óleo

——Geralmente possui coletor e fica imerso em óleo. A função é evitar que impurezas de partículas grandes do óleo entrem no sistema de lubrificação.

Dispositivo de ventilação do cárter- tem como função evitar que parte da mistura combustível e dos gases de escape seja canalizada para o cárter através do espaço entre o anel do pistão e a parede do cilindro. Depois que a mistura combustível entra no cárter, o vapor da gasolina nela contido se condensará e se dissolverá no óleo lubrificante para diluir o óleo lubrificante; O vapor de água e o gás ácido nos gases residuais formarão substâncias ácidas, que causarão corrosão nas peças; Blowby também aumentará a pressão da lâmpada do cárter, resultando em falha na vedação do cárter e vazamento de óleo lubrificante. Para evitar este fenômeno, deve ser instalado um sistema de ventilação.